Páginas

quinta-feira, 29 de julho de 2010

CUIDAR DO CORPO E DO ESPÍRITO

A perfeição moral consiste na maceração do corpo? Para resolver esta questão, eu me apóio sobre os princípios elementares, e começo por demonstrar a necessidade de cuidar do corpo que, segundo as alternativas da saúde e da doença, influi de maneira muito importante sobre a alma, que é preciso considerar como cativa na carne. Para que essa prisioneira viva, se divirta e conceba mesmo as ilusões da liberdade, o corpo deve estar são, disposto, vigoroso. Sigamos a comparação: Ei-los, pois, em perfeito estado, ambos; que devem fazer para manter o equilíbrio entre as suas aptidões e suas necessidades tão diferentes?

Aqui dois sistemas de defrontam: o dos ascetas, que querem abater o corpo, e o dos materialistas, que querem rebaixar a alma; duas violencias, que são quase tão insensatas uma quanto a outra. Ao lada desses grandes partidos, formiga a numerosa tribo dos indiferentes qye, sem convicção e sem paixão, amam tibiamente e gozam com economia. Onde, pois, está a sabedoria? Onde, pois, está a ciencia de viver? Em nenhuma parte; e esse grande problema permaneceria inteiramente por resolver, se o Espiritismo não viesse em ajuda aos pesquisadores em lhes demonstrando as relações que existem entre o corpo e a alma, e em dizendo que, uma vez que são necessários um ao outro, é preciso cuidar de ambos. Amai, pois, vossa alma, mas cuidai também do corpo, instrumento da alma; desconhecer as necessidades que são indicadas pela própria Natureza, é desconhecer a lei de Deus. Não o castigueis pelas faltas que o vosso livre - arbítrio fe-lo cometer, e das quais ele é tão irresponsável como o é o cavalo mal dirigido, pelos acidentes que causa. Sereis, pois, mais perfeitos se, martirizando o corpo, com isso não ficais menos egoistas, menos orgulhosos e pouco caridosos para com o vosso próximo? Não, a perfeição não está nisso; ela está inteiramente nas reformas que fareis vosso Espírito suportar; dobrai-o, submetei-o, huimilhai-o, mortificai-o; é o meio de torná-lo dócil à vontade de Deus, e o único que conduz à perfeição. (Georges, Espírito Protetor, Paris, 1863). Mensagem extraído do O Evangelho Segundo o Espiritismo).

MINUTOS DE SABEDORIA - 29/07/2010

Não creia que encontrará a perfeição naqueles que o rodeiam.

A sublimidade é difícil.

Portanto, se encontrar falhas naqueles que voce admira, não se decepcione: de a eles mais carinho e apoio, para que possam reparar as oportunidades perdidas.

Não despreze a quem erra: procure ergue-lo,
exaltando aquelas qualidades que todos tem dentro de si, de modo que ele possa vencer e subir.