Páginas

terça-feira, 27 de julho de 2010

O DISCURSO DE PEDRO

No dia de Pentecostes, estavam os díscipulos de Jesus reunidos no mesmo lugar, quando de repente um ruído vindo do céu encheu tosa a casa onde estavam sentados. Aparecerem relampagos como se fossem línguas de fogo e pousaram sobre cada um deles e todos ficaram cheios do Espírito de Verdade e começaram a falar noutras línguasw, conforme o Espírito lhe autorizavam que falassem.
Moravam em Jerusalém judeus, gomns piedosos, de todas as nações que ouvindo aquele ruído, ajuntou-se á multidão que estava confusa, porque cada um ouvia falar em sua própria língua e admirados dizia uns aos outros: "Não são esses homens galileus, pobres pescadores ignorantes? Como é que ouvimos falar cada um na própria língua que nascemos"?
- Os incredulos e zombadores diziam: "Estão cheio de mosto".  (embriados)

Pedro ouvindo isto, pondo-se de pé com os onze, disse-lhes: " Varões judeus e todos que moram em Jerusalém; prestem atenção e escutem minhas palavras. Estes homens não estão embriagados como voces estão pensando; são apenas 09h da manhã. O Profeta Joel falou: "Acontecerá nos últimos dia, disse o Senhor, que derramarei do meu espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os jovens terão visões, os velhos terão sonhos e sobre meus criados e minha criadas derramarei do meu espírito, naqueles dias e eles profetizarão; mostrarei prodigiod em cima do céu; sinais embaixo da Terra,; sangue, fogo e vapor de fumaça. O sol se converterá em trevas e a lua em sangue, antes que venha o grande e glorioso dis do Senhor.

Acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
- Varões israelitas, escutai estas palavras: " A Jesus, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodigios e sinais, que Deus fez por ele no meio de vós; a este que foi entregue pelo conselho e previsão de Deus, vós matastes, crucificando pelas mãos de perversos; ao que Deus recussitou, rompendo os laços da morte, porque não era possível que fosse retido por ela.

Davi dele falou: "Sempre vi diante de mim o Senhor à minha direita para que eu não seja abalado; isso alegrou meu coração e minha língua e além disso a minha carne há de descansar em esperança e não deixará minha alma no hades, nem deixará que o teu Santo veja a desmoralização; fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me de alegria na tua presença. Irmãos, acerca do patriarca Davi, ele morreu e foi sepultado e está até hoje na sua sepultura. Ele sabendo que Deus lhe havia prometido um juramento que faria sentar sobre o seu trono, um dos seus descendentes, Davi falou da ressurreição de Cristo, que sua alma não foi deixada no Hades e nem sua carne viu a desmoralização; Deus ressucitou e todos nós somos testemunhas e glorificado pela mão direita de Deus e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito de Verdade, derramou isto em vós agora, vedes e ouvís.

Davi não subiu aos céus, mas ele próprio declara: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita até que eu ponha os teus inimigos no assento aos teus pés. Saiba toda casa de Israel que Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez senhor e Cristo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário